E-Commerce

O mercado em plena evolução

As compras online agora dominam o panorama do comércio

As vendas do e-commerce no Brasil em 2021 devem crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões, mantendo a força do setor e indicando uma consolidação das lojas e dos marketplaces, segundo expectativa da Ebit|Nielsen.
Segundo a análise, o desempenho do e-commerce no ano que vem será impulsionado pelo crescimento do número de consumidores, consolidação de e-commerces locais, fortalecimento dos marketplaces e maturidade logística do setor para agilizar a entrega em busca de eficiência operacional.
Com as expectativas dos consumidores em torno da experiência de comércio eletrônico mais altas do que nunca, a necessidade dos varejistas de fornecer uma experiência de e-commerce excepcional para seus clientes nunca foi tão essencial — desde uma entrega barata e eficiente no dia seguinte até provadores virtuais onde você pode experimentar roupas no conforto da sua própria sala de estar.

Dados do ecommerce

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais ampliando suas opções de compra para a internet.

Nunca foi tão importante você pensar em Transformação Digital.
A tecnologia se tornou a mais poderosa aliada da sua empresa, transformando os principais processos em digitais.
A expansão do e-commerce no país bateu um importante recorde em 2020, totalizando mais de 1,3 milhão de lojas online, com um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano, como revela a 6ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro. O mapeamento é feito desde 2014 pelo PayPal Brasil em parceria com a BigData Corp.
Reflexo direto da pandemia de Covid-19 e da necessidade de digitalização das empresas, a migração em massa de pequenos negócios para o comércio eletrônico impressiona. Em 2019, 26,93% dos e-commerces eram de pequeno porte e faturavam até R$ 250 mil por ano, segundo o mapeamento. Hoje, esses negócios passaram a representar perto da metade das lojas online (48,06%). E sua empresa? esta preparada para esta transformação?

Objetivo do curso

Neste curso o aluno estará apto a:

Capacitar o pequeno e médio comerciante para criação da sua loja virtual, apresentar o passo a passo sobre todo o processo de criação de uma loja virtual desde sua concepção até a sua manutenção no dia a dia.

No curso são abordados os vários processos como a escolha da plataforma de e-commerce, hospedagem de lojas virtuais, planejamento e inserção de conteúdo, divulgação (Marketing Digital) de lojas virtuais, formas e opções de pagamentos, questões de segurança no processamento de pedidos e monitoramento do e-commerce.

Metodologia

O curso aborda aulas práticas em laboratório de informática,(uso das ferramentas) com apenas um aluno por micro em turmas pequenas ( 8 alunos), seguindo todos os protocolos de segurança.

Informações complementares

A quem se destina

  • Empreendedores que desejam montar e gerenciar uma loja virtual;
  • Empresários do comércio tradicional que desejam ampliar suas vendas através do e-commerce;
  • Pessoas que desejam abrir seu negócio na Internet;
  • Profissionais de empresas em geral que desejam conhecer o comércio eletrônico e suas oportunidades comerciais, profissionais e suas perspectivas;
  • Profissionais de desenvolvimento

  • Idade minima: 16 anos
  • Escolaridade miníma: 9º ano do ensino fundamental.
  • Conhecimentos do Sistema operacional e de navegação.
  • Programa do curso

    1 - Planejamento e Estruturação do E-Commerce - Análise de mercado/Conceitos.

    Panorama nacional; Perfil do e-consumidor e evolução das categorias; Definição de e-commerce e suas variações; Oportunidades e vantagens de um e-commerce; Importância dos nichos de mercado; Sazonalidade. Plano de negócios/ Posicionamento de marketing. Definição e estruturação do plano de negócios; Estudo do mercado de atuação; Análise SWOT; Posicionamento de marketing: conceito sobre diferencial competitivo da operação.
    Um projeto de e-commerce envolve muito mais que a simples criação de uma loja virtual. Neste módulo o conteúdo prevê como desenhar um Projeto de E-Commerce através de um Planos de negócio. O Plano de Negócios é fundamental para abertura de uma nova empresa: é um instrumento valioso para entender o mercado, o produto e o perfil do empreendedor

    2 – Escolha e Registro de Domínio

    O que é domínio; Quem pode registrar; Registro nacionais; Cuidados na hora de fazer o registro; Proteção do domínio; Importância da escolha; Tipos de domínio; Impacto no marketing; Dicas para a escolha.
    Antes de dar início efetivamente ao desenvolvimento da parte técnica existem algumas decisões que são tão ou até mais importantes do que o sistema em si como por exemplo a escolha de domínios, sua proteção e registro. Qual o melhor domínio para sua loja virtual? Como proteger seu domínio?

    3 - Plataforma de e-commerce.

    Tipos de plataforma; Plataforma pronta – (Vantagens e desvantagens), Plataforma proprietária (ou "customizada"); Plataforma livre ou Open Source (código aberto); Escolha da plataforma adequada - Plataformas x integrações; Plataformas responsivas, Plataformas para o modelo de compra coletiva; Painel de administração de uma plataforma; aula prática de configuração e personalização; Principais fornecedores do mercado; Manutenção e suporte técnico de uma loja; Funcionalidades indispensáveis; Mudança de plataforma – Quais os procedimentos recomendados?; Principais erros na adoção de uma plataforma; Escalabilidade de plataforma. Usabilidade.
    Fundamentos de usabilidade; Melhores práticas; Arquitetura da informação; Conteúdo; Design; Usabilidade e testes em dispositivos móveis. Neste módulo discutiremos algumas diretrizes sobre o design de um e-commerce.

    4 - Organização e arquitetura do E-commerce

    Categorização de produtos; Como criar uma descrição de produto; Uso de vídeo na descrição; Tratamento, dimensões e inserção de imagens; Botões de mídias sociais e plug-ins; Informações essenciais aos consumidores; Protocolo HTTPS e selos anti-hackers; Selos e-bit: o que é, como funciona e como instalar.

    5 - Meios de pagamento.

    Tipos de solução no mercado; Solução de pagamento; Integração com a loja virtual; Análise de risco e fraudes no e-commerce; Como evitar fraudes; Sistemas antifraude: como funcionam; Melhores práticas na análise do pedido; Importância das formas de pagamento; Gateways de pagamento; Implementação de meios de pagamento; Certificação SSL.
    Uma das questões mais delicadas de um e-commerce é justamente as formas de pagamento a serem utilizadas e a segurança destas opções. Cartões de crédito direto com operadoras, soluções terceirizadas como PagSeguro , Bcash e PayPal. Vantagens e desvantagens de tais sistemas e seus custos reais. Sistemas anti-fraude e segurança nas transações on-line.

    6 - Marketplaces: conceito, modelos comerciais e análise de viabilidade e como integrar meus produtos a este sistema.

    O marketplace é um e-commerce, mediado por uma empresa, em que vários lojistas se inscrevem e vendem seus produtos. Essa loja virtual funciona de forma que o cliente pode acessar um site e comprar itens de diferentes varejistas, pagando tudo junto, em um só carrinho.
    Exemplos
    Mercado Livre.
    Amazon.
    OLX.
    Marketplace da Magazine Luiza, Americanas, Dafiti da Netshoes etc
    Marketplace do Facebook.

    7 - Meios de atendimento

    Princípios básicos do atendimento no e-commerce.
    Fidelização de clientes
    Trocas e devoluções.
    Vender e entregar é apenas uma etapa do comércio eletrônico, veja neste módulo a importância de um bom atendimento ao cliente e como usar essa ferramenta para fidelizar seus clientes e transformá-los em defensores da sua marca.
    Conceito de CRM; Pós-venda; Ferramentas de Atendimento; Atendimento por mídias sociais; sistemas de comunicação integrada – chats. Melhores práticas no Atendimento; Atendimento como estratégia de marketing; política de troca e privacidade.

    8 - Monitoramento - Web Analytics.

    Conheça a importância dos sistemas de monitoramento de tráfego e fluxo de visitantes para o desempenho de uma loja virtual. Veja como as informações sobre os visitantes do seu site podem gerar informações valiosas para seu e-commerce.
    A importância da implantação do Google Analytics como ferramenta de web análise está no fato de monitorar o comportamento do público-alvo do site e identificar novas oportunidades de negócios .Conceito de métrica; Como configurar a conta do Google Analytics; Integração Analytics e AdWords; Definição de KPIs; Ferramentas de mercado; Visão geral das ferramentas do Google Analytics; Tagueamento; Elaborando um relatório diário, simples e eficiente; Funil de vendas; Segmentação de audiência; Importância do monitoramento de tráfego.
    Conheça a importância dos sistemas de monitoramento de tráfego e fluxo de visitantes para o desempenho de uma loja virtual. Veja como as informações sobre os visitantes do seu site podem gerar informações valiosas para seu e-commerce.

    9 – Logística no E-commerce

    Logística no e-commerce; Dimensões envolvidas; Pontos críticos; Opções de logística; Correios; Transportadora; Plataformas de logística; Entrega própria; Logística reversa.
    Neste módulo vamos discutir um dos aspectos de uma operação de e-commerce, a logística. Você conhecerá as melhores opções em termos de logística de entrega e devolução para uma loja virtual e também outros aspectos envolvidos nesta área.

    10 – Marketing Digital Para E-commerce (Conceito)

    Marketing no e-commerce; O que é Funis de conversão; O que é Marketing de busca; Dimensões do marketing de busca; O que é Pesquisa de palavras-chave; O que é SEO – Otimização de Sites - conceitos e técnicas simples; O que são Links Patrocinados; Rede de Pesquisa do Google Ads.

    Certificado / Carga horária / Documento

    • Certificado

      Lei nº 9.394 - Curso livre.

    • Carga horária

      36 horas

    • Documentação / Matrícula

      CPF e RG

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    Conheça nossos cursos, informática, gestão e negócios, E-commerce...Nossos cursos promovem uma aprendizagem prática para que os conhecimentos adquiridos sejam logo aplicados pelos alunos.

    Curso de Windows 8

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    No Curso Windows 8- Aprendendo a usar o sistema, você vai descobrir todos os macetes e novas funções do mais novo sistema operacional.
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    Pacote Office 2013

    Para usuários que precisam dominar os principais softwares para escritório - Word 2013, PowerPoint 2013, Excel 2013 e Access 2013.

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    HTML 5 e CSS 3

    Esta nova versão traz consigo importantes mudanças quanto ao papel do HTML no mundo da Web, através de novas funcionalidades como semântica e acessibilidade...

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    E-Commerce

    Capacitar para Criação, Gestão e Administração da sua loja virtual, apresentar o passo a passo sobre todo o processo de criação de uma loja virtual.

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    Empreendedorismo

    Para ajudar os empreendedores que querem ter o próprio negócio ou desejam fortalecer a atuação de sua empresa.

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    SEO

    Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização de Sites baseia-se em utilizar ações para tornar um site mais visível e melhor entendido pelos robôs de busca.

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    PHP

    O curso é constituido pelos módulos - Lógica de programação,PHP e Mysql.

    Detahes do curso

    Marketing Digital

    Desenvolver uma visão estratégica de comunicação com o mercado em meios digitais, oferecendo UM "Mix" de ferramentas para campanhas digitais.

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